Noticias

Dia 28/03 - Prova de bloco de Ciências humanas e suas tecnologias.
Geografia - Apostila
Historia - Conceito da historia e seu estudo (livro pag. 10 a 21)
Sociologia -Filme "O menino selvagem"
Filosofia - A experiencia da filosófica (pag. 18 a 24)


Dia 11/04 - Prova de bloco de Ciencias da natureza e suas tecnologias.
Fisica - Notação cientifica e grandezas fisicas
Quimica - Modelos atômicos e Substancias quimicas
Biologia - Procedimentos em ciencias e Caracteristicas dos seres vivos (livro Pag. 23 a 37)


Dia 19/03 - Teste de Biologia (livro pag. 29 a 41)
Conteúdos:
Ciências e tecnologias (pag. 29 a 31)
Características dos seres vivos (pag. 32 a 37)
Níveis de organização dos seres vivos (pag. 38 e 39)
Áreas da Biologia (caderno)Conteúdo postado no blog

Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Conceito da historia

O conceito tradicional de História 

Podemos observar que a história é uma ciência que estuda o homem, bem como o seu passado, a sua cultura, e origens de modo a entender o seu presente. Se tornando a grande esclarecedora de perguntas que foram geradas ao longo dos tempos, investiga os eventos usando o seu próprio método de análise documental

Os documentos usados pelos historiadores são conhecidos como fontes documentais (escritos) e fontes materiais (não escritos). Os primeiros documentos têm informações mais detalhadas do que o segundo, se tornado necessário para a pesquisa histórica. 



Sendo assim, considera-se que a História começa a se construir a partir da chegada da escrita, por volta de 3500 a.C, o período anterior ficou conhecido como Pré-História, e só pode ser reconstituída pelas fontes materiais, que são os desenhos, restos humanos entre outros. 

Os grupos humanos começam a fazer parte da história quando começam a utilizar a escrita, cada grupo em um momento diferente, vejamos um exemplo: quando os europeus descobriram o Brasil em 1500, os indígenas ainda viviam na pré-história, pois a Europa já tinha um passado histórico. 

Sendo assim só se estudava as sociedades que dominavam a escrita, as outras sociedades como o Brasil, que não tinham o domínio da escrita, eram desconhecidas pelos historiadores e só foram descobertas após se relacionarem com as sociedades que dominavam a escrita. Assim foram criados estudos específicos sobre a história criando outras especialidades como: pré-historiadores, arqueólogos, antropólogos e etnólogos.

RESUMO





             A História é o estudo da ação humana ao longo do tempo através concomitantemente do estudo dos processos e dos eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (História). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

             O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas  realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

             Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente). (veja historiografia e História da História).

              Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e as sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène) pertencem à Proto-História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário