As figuras de madeira, de osso ou de outra matéria qualquer, usadas em xadrez chama-se peças e peões. O jogo pretende representar as batalhas da era da Cavalaria. Os personagens da batalha são: O Rei, seu general ou marechal de campos, seus dois cavalos, seus dois bispo, representando o poder da Igreja, cujos os membros muitas vezes comandam tropas nas batalhas, duas torres e muitas pessoas comuns recrutadas para o serviço, com poucas chance de se elevarem das fileiras. O general, por ser o comandante do Rei, é chamado algo impropriamente, de Dama,no xadrez moderno. Ela conduz os exércitos à batalha.
PEÃO
O Peão não poder recuar. Em seu primeiro lance é permitido avançar uma ou duas casas. Depois, somente uma casa de cada vez e sempre em frente seguindo sua coluna em direção à posição original do adversário. O peão não pode tomar uma peça ou um peão que ocupe a casa imediatamente acima. Neste caso, não poderá mover-se porém ameaça as casas situadas à direita e á esquerda do peão que se acha a sua frente.
TORRE
É a peça que se segue em poder. Tem movimento ilimitado de casas, ao longo de qualquer fita ou coluna, para diante e para trás, mas pode saltar sobre qualquer peça ou peão
BISPO
O Bispo tem somente o movimento em diagonal, podendo, desta maneira, movimentar-se em número ilimitado de casas, para a frente ou para trás, mas não pode saltar sobre qualquer peça ou peão. Verifica-se que o bispo sempre percorre casas da mesma cor, início ao fim do jogo e que cada jogador tem um bispo de casas brancas e outro de casas pretas.
CAVALO
O cavalo é a única peça que pode saltar sobre outra, seja de seu lado ou do lado do adversário. Não toma a peça a qual salta, nem ocupa a casa onde ela se achava. Seu movimento é de duas casas ao longo de qualquer fila ou coluna, para diante ou para trás, e depois uma casa em direção perpendicular ao primeiro movimento. A casa atingida pelo cavalo, em seu movimento, é sempre da cor oposta àquela onde se encontrava antes.
O REI
O Rei, embora não sendo poderoso no ataque, é a mais importante das peças. Quando estiver em perigo, as energias de todas as outras peças precisam ser dirigidas no sentido de socorrê-lo. Se não puder ser defendido, a partida estará perdida.
A DAMA
É a peça mais poderosa. Pode mover-se em qualquer direção em quantas casas quiser, só não pode saltar sobre qualquer peça ou peão.
TABULEIRO
O tabuleiro de xadrez é um quadro, geralmente de madeira, dividido em sessenta e quatro quadrículos ou casas, iguais entre si, alternadamente brancos e pretos, que deverá ser colocado entre dois jogadores, de maneira que cada um tenha uma casa angular branca à sua direita.
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