Noticias

Dia 28/03 - Prova de bloco de Ciências humanas e suas tecnologias.
Geografia - Apostila
Historia - Conceito da historia e seu estudo (livro pag. 10 a 21)
Sociologia -Filme "O menino selvagem"
Filosofia - A experiencia da filosófica (pag. 18 a 24)


Dia 11/04 - Prova de bloco de Ciencias da natureza e suas tecnologias.
Fisica - Notação cientifica e grandezas fisicas
Quimica - Modelos atômicos e Substancias quimicas
Biologia - Procedimentos em ciencias e Caracteristicas dos seres vivos (livro Pag. 23 a 37)


Dia 19/03 - Teste de Biologia (livro pag. 29 a 41)
Conteúdos:
Ciências e tecnologias (pag. 29 a 31)
Características dos seres vivos (pag. 32 a 37)
Níveis de organização dos seres vivos (pag. 38 e 39)
Áreas da Biologia (caderno)Conteúdo postado no blog

Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

PEÇAS


As figuras de madeira, de osso ou de outra matéria qualquer, usadas em xadrez chama-se peças e peões. O jogo pretende representar as batalhas da era da Cavalaria. Os personagens da batalha são: O Rei, seu general ou marechal de campos, seus dois cavalos,  seus dois bispo, representando o poder da Igreja, cujos os  membros  muitas  vezes comandam tropas nas batalhas, duas torres e   muitas pessoas comuns  recrutadas para o serviço,  com poucas chance de se elevarem das fileiras. O general, por ser o comandante do Rei, é chamado algo impropriamente, de Dama,no xadrez moderno. Ela conduz os exércitos à batalha.


PEÃO

O Peão não poder recuar. Em seu primeiro lance é permitido avançar uma ou duas casas. Depois, somente uma casa de cada vez e sempre em frente seguindo  sua coluna em direção à posição original do adversário. O peão  não pode tomar uma peça ou um peão que ocupe a casa imediatamente acima. Neste caso, não poderá mover-se porém ameaça as casas situadas à direita e á esquerda do peão que se acha a sua  frente.

TORRE 

É a peça que se segue em poder. Tem movimento  ilimitado de casas, ao longo de qualquer fita ou coluna, para diante e para trás, mas pode saltar sobre qualquer peça ou peão


BISPO

 O Bispo tem somente o movimento em diagonal, podendo, desta maneira, movimentar-se em número ilimitado de casas, para a frente ou para trás, mas não pode saltar sobre qualquer peça ou peão. Verifica-se que o bispo sempre percorre casas da mesma cor, início ao fim do jogo e que cada jogador tem um bispo de casas brancas e outro de casas pretas.


CAVALO

 O cavalo é a única peça que pode saltar sobre outra, seja de seu lado ou do lado do adversário. Não toma a peça a qual salta, nem ocupa a casa onde ela se achava. Seu movimento é de duas casas ao longo de qualquer fila ou coluna, para diante  ou para trás, e depois uma casa em  direção perpendicular ao primeiro movimento. A casa atingida pelo cavalo, em seu movimento, é sempre da cor oposta àquela onde se encontrava antes.


O REI

O Rei, embora não sendo poderoso no ataque, é a mais importante das peças. Quando estiver em perigo, as energias de todas as outras peças precisam ser dirigidas no sentido de socorrê-lo. Se não puder ser defendido, a partida estará perdida.



A DAMA 

É a peça mais poderosa. Pode mover-se em qualquer direção em quantas casas quiser, só não pode saltar sobre qualquer peça ou peão.


TABULEIRO






O tabuleiro de xadrez é um quadro, geralmente de madeira, dividido em sessenta e quatro quadrículos ou casas, iguais entre si, alternadamente brancos e pretos, que  deverá ser colocado entre dois jogadores, de maneira  que cada  um tenha  uma casa angular branca à sua direita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário